O Brasil é um país extremamente importante para o comércio internacional e por isso possui muitos acordos que facilitam importação e exportação para diversos países.
Segundo o Siscomex, os acordos comerciais são necessários para aumentar a produtividade e a competitividade da economia brasileira e dessa forma garantir a sustentabilidade do crescimento econômico do país.
Devemos enxergar os acordos comerciais como a “derrubada de barreiras” que facilitam o comércio internacional entre o Brasil, países e regiões importantes economicamente para todo o mundo.
Dessa forma, o mercado estrangeiro nos vê como um lugar mais disposto a receber novos investimentos e com isso uma série de vantagens surgem para nós como novas tecnologias, modernização de processos produtivos e, acima de tudo, competitividade.
Entre os acordos do Brasil com países da América Latina, podemos destacar o mais conhecido deles, o Mercosul (Mercado Comum do Sul) que além de facilitar operações entre os países integrantes, abre portas entre eles e outros países e regiões, como EUA e União Europeia.
Veja abaixo alguns acordos Multilaterais Latino-americanos que o Brasil faz parte:
Já entre os acordos multilaterais que abrangem América Latina e demais regiões, o Brasil participa dos seguintes acordos:
Ainda existem acordos bilaterais, que são realizados entre o Brasil e uma outra única nação. Alguns desses países são: Alemanha, Portugal, Canadá, Bélgica, Coreia, EUA, Grécia e Itália.
Você pode consultar todos os Acordos Internacionais vigentes no Brasil e suas principais características em https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/acordos-internacionais/acordos-internacionais ou entrar em contato conosco de descobrir de forma simples e rápida, com a Flipper pode ajudar sua empresa a realizar processos de importação e exportação de maneira prática.